Saúde Felina

Alimentos dos Gatos



Assim como os cães os gatos precisam de uma atenção especial quando vamos falar de alimentação,
os felinos precisam de muito cuidado para não prejudicar sua alimentação e desequilibrar a dieta deles.E ao mesmo tempo há alguns alimentos que se forem dados em quantidades apropriadas não colocam a saúde dos animais em risco e podem até ajudá-los em alguns momentos.

Vamos citar como exemplo o iogurte desnatado, o alimento contém pouca gordura, é rico em proteína e, por ser bem aceito pelo paladar felino, pode ser útil em sua alimentação quando está doente ou com problemas de apetite.No entanto, ingredientes como esses devem corresponder a, no máximo, 10% de todas as calorias ingeridas pelo animal diariamente.

 O restante da alimentação dos felinos deve ser baseado em comida formulada especialmente para gatos, que contém todos os nutrientes que eles necessitam e nas quantidades adequadas para que não tenham problemas futuros como desnutrição, anemia, entre outros.

Porem sabemos que por mais que possamos oferecer alguns alimentos aos gatos, nem todos são aceitos pela variedade destes alimentos e também pelo paladar dos felinos.

Mudança na Alimentação:


Após um estudo feito pela veterinária Anne Amaral, professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, ela diz que os felinos aceitam alimentos variados quando são apresentados desde os seus primeiros seis meses de vida, após esse período ficará mais difícil apresentar uma diversidade de alimentos.

Para uma mudança de alimentação, por exemplo, de ração à comida caseira para gatos ou vice versa, existe todo um processo que deve se seguido corretamente para a transição de troca da alimentação. Não é aconselhável uma troca repentina, além do animal poder não aceitar a troca, esse ato pode trazer reações prejudiciais a saúde deles, como diarreia e vômitos.




Fique atento a alimentação do seu peludo, e qualquer decisão que venha a tomar procure e estude bem a respeito para não trazer problemas para eles.

Abaixo, veja uma explicação mais detalhada sobre essa transição de troca de alimentação dos felinos:

Comentários